Todos nós sabemos que as campanhas de vacinação são eventos bastante comuns na infância, mas é muito importante que, independente da idade, o cartão de vacina esteja sempre atualizado. Afinal, manter o cartão de vacinação em dia é um dos métodos mais eficazes para evitar complicações na sua saúde. Presente no calendário anual, a vacina da gripe protege contra, no mínimo, três variações do vírus da influenza. Ao tomar a vacina da gripe, além de cuidar da sua saúde, você protege outras pessoas e contribui com a diminuição dos casos graves da infecção.
Quem pode/deve tomar a vacina da gripe?
A vacina para a gripe é indicada para toda a população, porém, é prioritária em crianças a partir dos seis meses e para adultos maiores de 50 anos. Gestantes também devem se proteger contra o vírus. Também devem tomar a vacina da gripe pessoas de 5 a 50 anos de idade que tenham contato com idosos ou portadores de doenças cardíacas, pulmonares, diabetes, disfunção renal, hemoglobinopatias ou imunossupressão, trabalhadores da saúde ou pessoas que viajam para áreas de alta incidência do vírus.
A exceção nesse momento é a vacina Covid-19 em crianças menores de 11 anos de idade, onde deve ser respeitado um intervalo de 15 dias.
A vacina da gripe pode causar alguma reação?
A vacina de gripe pode causar reações como dores localizadas, vermelhidão e inchaço no local da aplicação. A vacinação contra a gripe também pode causar febre baixa e cansaço muscular. Normalmente as reações são leves e surgem poucas horas após a aplicação da vacina da gripe, melhorando poucos dias depois. São raras as chances de febre alta, porém houve registro de convulsão febril em casos em crianças com predisposição para esses quadros.
.
Devo tomar a vacina da gripe mesmo tomando a vacina de covid-19?
Atualmente estamos vivendo um contexto bastante delicado em relação a pandemia de covid-19. E mesmo com o avanço da vacinação contra o coronavírus, é de extrema importância que toda população siga com a vacinação da gripe. Só assim será possível se proteger contra o vírus da Influenza. Vale reforçar que tanto a vacina da gripe como a da Covid-19 são de extrema importância e devem ser recebidas por toda população.
Por que devo tomar a vacina da gripe todos os anos?
É muito importante tomar a vacina da gripe anualmente porque o vírus da Influenza tem total capacidade de se modificar frequentemente, inclusive de um ano para o outro. As mutações do vírus acabam permitindo que o sistema imune de cada pessoa não reconheça novas cepas. Por este motivo, a fórmula da vacina da gripe precisa ser atualizada anualmente. Quando você toma a vacina da gripe acontece a estimulação da produção de anticorpos contra o vírus Influenza. Ou seja, se você for contaminado e já tiver recebido a vacina da gripe, o seu organismo percebe a presença do vírus e os anticorpos o neutralizam imediatamente, prevenindo a infecção.
Qual é a eficácia da vacina da gripe?
Devido às diferentes mutações do vírus, a vacina da gripe precisa ser atualizada anualmente. E a eficácia da vacina está diretamente ligada à combinação das cepas que estão circulando a cada ano. Esse detalhe só reforça a importância de tomar a vacina da gripe anualmente. A eficácia da vacina da gripe é de 70% a 90%.
Existe alguma contraindicação a vacina da gripe?
A vacina de gripe apresenta poucas contraindicações. Em caso de quadros de febre aguda o paciente deve adiar a aplicação da vacina da gripe. Pessoas que apresentam alergia aos componentes da vacina, inclusive ovo de galinha, devem consultar o médico antes de se vacinar.