Teste ergométrico: agende seu exame em BH

O teste ergométrico não é conhecido como “prova de esforço” à toa. Simples, rápido e não invasivo, o teste ergométrico faz uma avaliação ampla do funcionamento cardiovascular quando o paciente é submetido a um esforço físico gradualmente crescente.

Além de analisar como o coração do paciente reage quando se esforça, o teste ergométrico é bem amplo e permite análises profundas de questões cardiovasculares, ajudando o médico e o paciente na identificação de diferentes doenças cardíacas

Teste ergométrico em BH

No laboratório Hermes Pardini você pode realizar o teste ergométrico em BH ou SP em uma de nossas unidades. Seu teste ergométrico é feito com aparelhos de última geração e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada. Além disso, o resultado do exame fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade tanto pelo paciente, quanto pelo médico.

 

O agendamento também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp.

Clique no botão abaixo e agende seu teste ergométrico agora mesmo.

 

O que é e para que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico é um exame que consiste em submeter o paciente a um esforço físico graduado monitorado com eletrocardiograma. Seu objetivo é avaliar o funcionamento cardiovascular do paciente, observando os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

 

Chamado também de teste cicloergométrico, prova de esforço ou teste de esforço, esse exame é capaz de identificar sinais de uma série de alterações cardíacas, como arritmias, alterações de pressão arterial, insuficiência cardíaca, isquemia e sopro, por exemplo.

 

O teste também ajuda a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória e se a frequência cardíaca do paciente está dentro da normalidade.

Quando o teste ergométrico é indicado?

Existem diferentes indicações que levam um médico a solicitar o teste ergonômico para o paciente. Geralmente, é usado para avaliar o padrão de comprometimento de pacientes com doenças cardíacas e das artérias coronárias. 

 

O teste ergométrico também é bastante solicitado quando é preciso liberar pacientes para a prática de exercícios e para competições que envolvam desgaste físico e é ainda mais importante para pessoas com fatores de risco como sedentarismo, obesidade, histórico de infarto e condições cardiovasculares anteriores.

 

Existe alguma contraindicação para realizar o teste ergométrico?

O teste ergométrico exige muito esforço e deve ser feito com cautela em idosos e em pessoas que já apresentam capacidade cardíaca comprometida, pois eventualmente pode causar tontura ou crises de labirintite. 

 

Algumas condições como arritmias descontroladas, obstruções nas artérias e embolia pulmonar podem impedir a realização do teste ergométrico. Esse exame também é contraindicado para gestantes e para pacientes com pressão alta ou algum tipo de enfermidade aguda.

Como é feito o teste ergométrico? 

Para a realização do teste ergométrico, é necessário o uso de uma bicicleta ou esteira, aparelho de pressão e eletrocardiograma. Antes dos exercícios começarem, são colocados 11 eletrodos no tórax do paciente e, logo após, seu braço recebe um aparelho para medir a pressão arterial. 

 

Feito isso, o paciente é colocado na bicicleta ou esteira ergométrica, devendo então começar a se movimentar com intensidade progressiva - mas respeitando seu ritmo. A desaceleração do teste ergométrico também é gradativa. Assim que o paciente atinge 100% da frequência cardíaca permitida para sua idade, o exame é finalizado.  

 

O teste ergométrico é um exame simples e tem duração média de 20 minutos, sendo cerca de 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação.

Como devo me preparar para o exame ergométrico? 

O paciente deve manter uma alimentação leve no mínimo 1 hora antes do teste ergométrico e não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame. O paciente não deve fazer o teste ergométrico em jejum.

 

Para realizar o teste ergométrico é recomendado o uso de roupas confortáveis. A indicação de suspensão de medicamentos, se necessária, deve ser feita pelo médico. 

 

Importante:

●      Os agendamentos serão realizados apenas mediante a apresentação de pedido médico.

●      Antes de realizar o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade de sua escolha.

●      Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde.

●      Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.

Quanto custa o teste ergométrico?

Para consultar o valor do teste ergométrico e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.