A Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune que ataca o sistema nervoso, causando fraqueza muscular e redução ou ausência de reflexos. É uma doença rara, com incidência anual de 1 a 4 casos por 100.000 habitantes e pico entre 20 e 40 anos de idade.
A síndrome pode ser provocada por diferentes infecções, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarreia, a mais comum.
Outras infecções que podem desencadear a doença incluem Zika, dengue, chikungunya, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, sarampo, entre outros.
A doença é diagnosticada por meio da análise do líquido cefalorraquidiano e exame eletrofisiológico.
As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, variando não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.
As Doenças Raras são geralmente crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e levar à morte, afetando a qualidade de vida das pessoas e suas famílias.
A maioria das doenças raras não possui cura, e o tratamento consiste em acompanhamento clínico, fisioterápico, fonoaudiológico, psicoterápico, entre outros, com o objetivo de aliviar os sintomas ou retardar seu aparecimento.
Estima-se que existam entre 6.000 a 8.000 tipos diferentes de Doenças Raras no mundo, sendo que 80% delas decorrem de fatores genéticos e as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras
Fonte: Ministério da Saúde