A raiva é uma doença infecciosa viral grave, que pode afetar mamíferos, inclusive os seres humanos, e é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A doença tem letalidade de cerca de 100%, por isso é de extrema importância para a saúde pública.
A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordedura, arranhadura ou lambedura, sendo os cães e gatos os principais transmissores da forma urbana da doença.
O período de incubação varia entre as espécies e pode durar dias até anos, mas em humanos tem uma média de 45 dias.
Os sintomas iniciais são inespecíficos e podem incluir mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, irritabilidade e sensação de angústia.
Conforme a infecção progride, surgem manifestações mais graves, como ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, delírios, espasmos musculares involuntários e convulsões.
Os espasmos musculares evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal.
O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias. Medidas eficientes de prevenção incluem a vacinação humana e animal, disponibilização de soro antirrábico humano, realização de bloqueios de foco, entre outras.
Fonte: Ministério da Saúde