O câncer de pele é considerado uma doença muito popular no Brasil e se manifesta através de um tumor que atinge a pele, sendo mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
A principal causa da doença é por exposição excessiva ao sol, podendo ser evitada com uso de filtros solares com FPS acima de 15 e também evitando a exposição solar, principalmente nos horários em que os raios UVA/UVB são mais intensos (entre 10h e 16h).
Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos de câncer de pele:
Câncer de pele melanoma: com origem nas células produtoras da melanina, trata-se de uma doença que pode aparecer em qualquer região do corpo, sendo mais comum em pessoas brancas. É considerado o tipo mais grave da doença, devido à alta possibilidade de metástase.
Câncer de pele não melanoma: tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. É uma doença muito frequente no Brasil e possui a menor mortalidade.
Os principais sintomas do câncer de pele são: manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam. Caso note algum dos sintomas da doença, procure um médico especialista.
Fonte: Ministério da Saúde