O eletrocardiograma, também conhecido pela sigla ECG, é um exame simples, usado rotineiramente na triagem de prontos-socorros e até mesmo em check-ups preventivos.
Ele avalia o estado do coração do paciente e é bastante utilizado para a identificação de arritmias e taquicardias ou bradicardias - quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente.
O EGC, no entanto, é um teste inicial que levanta possíveis suspeitas que devem ser posteriormente confirmadas com a realização de outros exames.
No laboratório Hermes Pardini você pode realizar o eletrocardiograma em BH ou SP e o resultado do seu eletrocardiograma fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade por você e pelo seu médico. O agendamento do exame também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp ou aplicativo disponível em Android e IOS.
Para garantir ainda mais comodidade ao paciente, possibilitamos a realização do ECG no conforto da sua casa, no seu escritório ou em qualquer lugar de sua preferência. Com o atendimento móvel via Saúdemob, você não precisa perder mais tempo em hospitais ou laboratórios.
Clique no botão abaixo e agende seu exame agora mesmo!
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Com as imagens obtidas pelo ECG, é possível identificar falhas na condução elétrica pelo coração que possam sinalizar eventuais problemas cardíacos.
Por meio desse exame é possível diagnosticar diversas complicações como infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, hipertrofia das câmaras cardíacas, doenças genéticas e doenças coronarianas, por exemplo.
O exame de eletrocardiograma pode e deve ser realizado em diversos casos. Ele costuma ser solicitado para pacientes com histórico familiar de doenças do coração e é indispensável em situações de suspeitas de infarto do miocárdio.
Também pode ser solicitado para atestar saúde antes de cirurgias, ou periodicamente em casos específicos como:
Monitorar marca-passo ou algum outro tratamento;
Arritmias;
Ataques cardíacos anteriores.
O ECG também é usado caso o paciente comece a ter fortes dores no peito, falta de ar, palpitações cardíacas, fadiga extrema, vertigens e confusão.
Além disso, é recomendado como um exame de rotina para mulheres a partir dos 50 anos e para homens a partir dos 40 anos. Pessoas com fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia devem incluir a realização periódica do ECG em suas rotinas ainda mais cedo.
Como é feito um eletrocardiograma?
O ECG grava os sinais elétricos que fazem o coração bater. Para a realização do exame, o paciente se deita em uma maca e, através de adesivos eletrodos colados em determinadas regiões do corpo, os sinais são transmitidos para um monitor que os registra e os imprime em forma de ondas em um papel.
Não invasivo e indolor, o eletrocardiograma dura poucos minutos - cerca de 5 - e o paciente deve ficar imóvel enquanto os eletrodos colados no seu corpo registram os sinais.
O exame não deve ser feito com jóias ou bijuterias. Também não é recomendado que o paciente pratique exercícios físicos antes do exame, pois isso pode alterar o nível do batimento cardíaco.
Caso o paciente tenha muitos pêlos na região onde os eletrodos serão colocados, pode ser necessário realizar uma pequena remoção dos mesmos para que os adesivos não grudem.
É recomendado que mulheres compareçam ao exame com uma roupa que permita a retirada apenas da parte de cima. O hospital também pode fornecer um robe hospitalar caso a roupa do paciente não seja adequada.
Importante:
● Os agendamentos serão realizados apenas mediante a apresentação de pedido médico.
● Antes de realizar o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade de sua escolha.
● Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde.
● Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.
Para consultar o valor do eletrocardiograma e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.