Ossos fracos, aumento de fraturas ou redução na massa óssea podem ser sinais da osteoporose e osteopenia. Para um diagnóstico completo dos ossos da coluna, do fêmur ou lombar, o exame densitometria é a melhor opção.
Isso porque a densitometria óssea é o principal exame de imagem capaz de realizar a detecção precoce de perda de massa óssea. Indicada também para o diagnóstico de doenças mamárias, ela é realizada por meio de um aparelho de dupla emissão de raio X com baixa dosagem de radiação.
Além de ser indolor, seguro e não invasivo, a radiação que o paciente recebe para a realização desse exame é muito pequena e, ao contrário dos contrastes, não costumam causar reações adversas.
No laboratório Hermes Pardini você pode realizar a densitometria em BH ou SP. Sua densitometria é feita com aparelhos de última geração e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada. Além disso, o resultado do exame fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade tanto pelo paciente, quanto pelo médico.
O agendamento também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp ou aplicativo disponível em Android e IOS. Clique no botão abaixo e agende sua densitometria agora mesmo.
Densitometria é o exame de imagem mais indicado para medir a densidade mineral óssea porque avalia o risco de fraturas por meio de uma tecnologia com baixa dose de radiação. Esse exame é capaz de detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada por um raio-X comum.
Com as imagens obtidas na densitometria, o médico consegue analisar a quantidade de cálcio ou a perda desse mineral nos ossos do paciente, possibilitando a prevenção e o combate a patologias como osteopenia e osteoporose.
O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos e deve ser realizado periodicamente (pelo menos uma vez por ano). A densitometria óssea ou corporal também pode ser solicitada por um médico caso haja suspeita de alguma doença.
A densitometria é contraindicada para grávidas, pessoas acima de 120 quilos e pacientes que tenham realizado algum tipo de exame com uso de contraste nos 14 dias que antecedem a densitometria.
Para a realização da densitometria óssea ou corporal, o paciente deve se deitar em uma maca acoplada ao equipamento que vai captar imagens do corpo após uma varredura pelas regiões de interesse.
Esse equipamento possui baixa radiação e costuma ser bem tolerado pelos pacientes. Além de ser totalmente indolor, o exame densitometria é bem rápido, com duração aproximada de 10 a 15 minutos.
O paciente que irá realizar o exame densitometria deve suspender medicamentos que contenham cálcio nas 24 horas que antecedem o procedimento. Pílulas ou suplementos minerais também devem ser evitados.
No dia da realização do exame é recomendado não usar roupas que tenham algum tipo de metal. Acessórios em metal (como colares e pulseiras) também devem ser evitados, pois podem interferir no resultado do exame.
Importante:
● Os agendamentos serão realizados apenas mediante a apresentação de pedido médico.
● Antes de realizar o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade de sua escolha.
● Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde.
● Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.
● O exame não pode ser realizado em mulheres gestantes ou sob suspeita de gestação.
Não existem registros de reações após a realização da densitometria óssea ou corporal. Vale reforçar que a radiação utilizada durante esse exame é ainda menor do que a de um raio-X convencional.
Para consultar o valor das densitometrias e os convênios atendidos, entre em contato com a central de atendimento Hermes Pardini clicando no botão abaixo.