A bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é o principal agente etiológico de pneumonias, um dos principais em meningites e de doenças invasivas em crianças e adultos em todo o mundo. Atualmente, foram identificados mais de 90 sorotipos de pneumococos.
A vacina protege contra 23 desses sorotipos da bactéria. A vacina é indicada para proteção contra infecções invasivas pelo pneumococo para pessoas maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunocomprometidos acima de 2 anos de vida.
Necessário pedido médico para indivíduos entre 2 e 59 anos de idade.
Para pessoas a partir de 60 anos, a vacina é recomendada de rotina. Para crianças maiores de 2 anos de vida, adolescentes e adultos que apresentem algum problema de saúde que aumente o risco de doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; ausência de baço ou comprometimento do funcionamento desse órgão; doenças que comprometam o sistema de defesa, entre outras condições): deve ter a sua indicação avaliada pelo médico. Para obtenção de maior proteção, recomenda-se o seu uso associado a um esquema com a vacina pneumocócica 13- valente conjugada ou pneumocócica 15-valente conjugada.
É aplicada em dose única com um reforço após 5 anos. Há intervalos definidos em relação à Vacina Pneumo 13; em caso de dúvida, contate nossa equipe antes de efetuar a compra.
Adultos maiores de 60 anos poderão receber, respectivamente, a vacina P13 e a vacina Pneumo23 com intervalo mínimo de seis meses entre elas, sem necessidade de pedido médico.
No entanto, caso já tenha recebido a vacina P23, é necessário aguardar o período mínimo de 1 ano para a aplicação da P13.
História de reação alérgica grave a algum dos componentes da vacina ou à dose anterior da mesma.
Assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos, os quais são geralmente leves e transitórios. Como efeitos muito comuns podem-se observar reações no local da aplicação como vermelhidão, dor local, dor muscular, dor de cabeça, inchaço e coceira; além de febre(<38,8°C). Com menor frequencia, pode-se observar inchaço de todo o braço, hematoma e manchas vermelhas. Todas essas reações são mais frequentes após a revacinação em períodos de tempo curtos, pois podem estar relacionadas com a presença de grande quantidade de anticorpos no organismo.