A vacina meningocócica ACWY GSK proporciona proteção para as crianças acima de 2 meses de idade e adolescentes. Também para adultos com risco de exposição ao meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y para prevenir doença invasiva. Atualmente temos 3 fabricantes diferentes para a vacina meningocócica ACWY: - Menveo (GSK) - conjugada ao mutante diftérico (ACWY- CRM) licenciada para uso a partir dos 02 meses de idade, sem limite superior de idade. - Nimenrix (Pfizer)conjugada ao toxóide tetânico (ACWY-TT), também licenciada para uso a partir dos 02 meses de idade, sem limite superior de idade. (ver NIMENRIX) - Menactra (Sanofi Pasteur) - indicada a partir de 9 meses até 55 anos de idade. (Ver MENACTRA).
A bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, é uma das principais causadoras das meningites. Além da meningite, essa bactéria é capaz de atingir a corrente sanguínea, causando a meningococcemia, quadro clínico muito grave e de evolução muito rápida.
- A meningocócica ACWY CRM-197 MENVEO®: aplicada aos 3, 5 meses de idade, com reforços entre 12 e 15 meses, aos 5 anos e aos 11 anos. - Para crianças nunca vacinadas, entre 7 meses e 12 meses de idade: o esquema é composto por uma dose e um reforço após 1 ano de idade (mínimo 2 meses de intervalo). Novos reforços aos 5 e 11 anos de idade. - Entre 1 a 2 anos: aplicar duas doses, intervalo de 2 meses e recomendar reforços aos 5 e 11 anos de idade. - A partir de 2 anos: uma dose e reforços 5 e 11 anos de idade. - Entre 10 e 19 anos, o adolescente que não tomou nenhuma dose anterior deverá tomar uma dose e um reforço com intervalo de 05 anos; - A partir dos 20 anos, dose única, sem necessidade de reforços. Obs: Sempre que possível deve-se procurar dar continuidade dos esquemas primários iniciados com a mesma vacina, evitando-se a intercambialidade. Na falta de um produto ou quando se desconhece a vacina aplicada em doses anteriores, utilizar a vacina disponível. Os reforços de 5 anos e 11 anos estão mantidos em todos os fabricantes, conforme recomendação da SBIM.
- Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, inclusive toxóide diftérico ou doses anteriores da mesma;
- Menores de 2 meses de idade;
podem ocorrer eritema, dor local, prurido, mal estar, febre.
VACINA INATIVADA, NÃO HÁ INTERVALO MÍNIMO ENTRE AS DEMAIS VACINAS DO CALENDÁRIO.