Espirometria

A espirometria é um exame de função pulmonar, não invasivo e indolor, que ajuda a medir a quantidade de ar que uma pessoa consegue inspirar ou expirar a cada respiração. O exame também consegue avaliar a velocidade que o movimento da respiração é feito. 

 

Para que serve o exame de espirometria? 

Além de avaliar a saúde dos pulmões, o exame de espirometria é recomendado para medir a quantidade e o fluxo de ar que sai e entra dos pulmões. Além disso, o exame ajuda na investigação de questões pulmonares restritivas e obstrutivas. 

 

Como é feito o exame de espirometria? 

Para realizar o exame de espirometria você deve soprar através de um tubo que está ligado a um aparelho chamado espirômetro. Para isso, será necessário encher os pulmões com ar e depois assoprar com força durante pelo menos 6 segundos até esvaziar completamente os pulmões. Durante o exame, também é usado um clipe nasal para impedir a passagem de ar pelo nariz, garantindo assim que toda a respiração seja feita pela boca. 

 

Como devo me preparar para o exame de espirometria? 

Recomenda-se um momento de descanso de cinco a dez minutos antes da realização do exame. Não há necessidade de jejum. Antes do exame, faça uma alimentação leve e evite chás, cafés, chocolate ou bebidas alcoólicas nas seis horas que antecedem o exame. O exame não poderá ser realizado após atividade física, sendo necessário o intervalo de duas horas entre a prática e o procedimento. Para fumantes, é necessário um intervalo de, pelo menos, duas horas sem fumar antes do procedimento

 

Existe alguma contraindicação para realizar o exame de espirometria? 

O exame de espirometria não pode ser realizado em caso de infecções respiratórias ativas. Nesse caso, é necessário o intervalo de 15 dias para a realização do procedimento. O exame também não pode ser realizado em caso de dor no peito, a não ser em caso de indicação médica, e em crianças com idade igual ou inferior a 4 anos.

O exame também é contraindicado em caso de: 

  1. Infarto do miocárdio recente;

  2. Aneurismas cerebral, torácico ou abdominal; 

  3. Cirurgia ocular recente;

  4. Cirurgia torácica ou abdominal recentes (realizada em menos de 30 dias). 

 

Onde faço o exame de espirometria em São Paulo?

Espirometria - Unidade Morumbi

Rua Deputado João Sussumo Hirata, 120 - Morumbi

São Paulo / SP

Espirometria - Unidade Tatuapé

Rua Cantagalo, 74 - Tatuapé

São Paulo / SP

Espirometria -  Unidade Santana

Rua Voluntários Da Pátria, 2669 - Santana

São Paulo / SP

 

Importante:

      Agendamentos só são realizados com pedido médico;

      Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde;

      Para o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade da sua escolha;

      Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.