ATENÇÃO: o Hermes Pardini não entra em contato com seus clientes para oferecer entrega de resultados de exames mediante qualquer tipo de pagamento.

Imagem - undefined Imagem - undefined

Vírus sincicial em idosos: vacina Arexvy traz a prevenção com segurança

Com a chegada do outono/ inverno, é comum observar um aumento exponencial de crises e problemas respiratórios. E um dos principais causadores dessa realidade é pelo impacto do vírus sincicial respiratório (VSR) em idosos, um agente patológico altamente contagioso e que pode desencadear problemas mais complexos, especialmente na terceira idade.

Mas há uma boa notícia: recentemente, foi liberada no Brasil a vacina Arexvy, primeiro imunizante desenvolvido especificamente para prevenir complicações causadas por esse vírus – e as doenças que podem ser desencadeadas pela infecção desse agente.

Para te contar mais sobre esta novidade, preparamos este guia completo, com tudo a respeito do VSR, os riscos para os idosos e, claro, como a vacina Arexvy pode protegê-los de forma segura e muito mais efetiva.

Boa leitura!

O que é o vírus sincicial respiratório?

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus que afeta diferentes regiões do sistema respiratório dos pacientes infectados. Neste ano, segundo a Fiocruz, em dados divulgados pela Agência Brasil, ela já é responsável por 60% das mortes recentes de crianças por Síndrome Aguda Respiratória Grave. 

Embora mais prevalente entre bebês e crianças pequenas, o VSR também é potencialmente crítico para adultos mais velhos, especialmente aqueles com 60 anos de idade ou mais, e pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Devido à gravidade que esse vírus pode causar, é importante estar atento ao VSR, uma vez que trata-se de um agente patológico altamente contagioso, com manifestação predominante nos períodos de outono e inverno, mas que pode infectar as pessoas em qualquer época do ano.

O VSR pertence à família paramyxoviridae, o mesmo grupo dos vírus do sarampo, da caxumba e parainfluenza, entre outros. Esses microrganismos se espalham de forma semelhante: através de gotículas de ar, secreções ou no contato da pessoa com uma superfície contaminada.

E como todo vírus de RNA, esse vírus invade células saudáveis do organismo humano para se multiplicar, prejudicando o funcionamento do corpo. No caso do VSR, são infectadas as células epiteliais das vias aéreas superiores (nariz e faringe) e, às vezes, das vias inferiores (traqueia e pulmões).

Quais são os sintomas do vírus sincicial respiratório?

Em pessoas saudáveis, o VSR pode manifestar-se como um resfriado comum, com sintomas como:

  • Coriza;
  • Tosse seca;
  • Espirros;
  • Dor de garganta.

Entre outros. No entanto, em casos mais graves, especialmente em idosos, bebês e pessoas com condições de saúde preexistentes, os sintomas podem incluir:

  • Dificuldade respiratória;
  • Febre alta;
  • Chiado no peito. 

Quanto tempo dura o vírus sincicial respiratório?

Os sintomas do VSR geralmente desaparecem naturalmente em até 5 dias. Nos casos mais graves, porém, as complicações podem perdurar por mais tempo ou desencadear problemas respiratórios mais complexos, como pneumonias, o que demanda cuidados médicos específicos e imediatos.

Por isso, sempre que existirem suspeitas de uma possível infecção por VSR, a recomendação é procurar imediatamente uma orientação médica especializada.

Tem vacina para o vírus sincicial respiratório?

Sim, a boa notícia é que já existe uma vacina para prevenir complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório. É a vacina Arexvy, primeira imunização deste tipo no país, aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. E melhor: ela já está disponível no Laboratório Hermes Pardini. Sua aplicação é feita de forma intramuscular, em dose única.

O imunizante utiliza a tecnologia de proteína recombinante. Ou seja, a Arexvy é produzida a partir de uma substância semelhante à presente na superfície do vírus, que é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos responsáveis pela imunidade.

Essa é uma importante forma de combate à doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelo VSR.

Como a vacina Arexvy funciona?

A Arexvy é uma vacina aplicada via intramuscular que ajuda a proteger adultos com 60 anos de idade ou mais contra o vírus sincicial respiratório, que sofre mais com a enfermidade. Isso porque a virose é altamente contagiosa, além de poder causar:

  • Infecção e doenças nos pulmões e vias respiratórias;
  • Pneumonia;
  • Agravamento de doenças de longo prazo respiratórias e cardíacas.

Principalmente entre os mais idosos e as crianças mais novas.

Já em pessoas fora das faixas etárias mais atingidas, a doença causa sintomas leves semelhantes aos do resfriado em adultos. 

Em geral, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) é recomendada sempre antes do início da temporada de maior circulação do vírus, que geralmente ocorre nos meses de outono e inverno. No entanto, essa imunização pode ser feita em qualquer época do ano.

Quais são as indicações da vacina Arexvy?

A vacina Arexvy é indicada para adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é recomendada para esse grupo devido ao maior risco de complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) nessa faixa etária.

É importante ressaltar que a vacinação é uma medida fundamental para prevenir internações hospitalares e complicações respiratórias graves, protegendo a saúde e o bem-estar dos idosos.

Quais são as contraindicações da vacina Arexvy?

A vacina Arexvy é indicada, especialmente, para adultos com mais de 60 anos de idade. Ela não deve ser aplicada nos seguintes casos:

  • Se você for alérgico (hipersensível) a qualquer um dos ingredientes contidos na composição da vacina Arexvy;
  • Se você estiver grávida ou lactante;
  • Pessoas com febre aguda e severa no momento da imunização.

Vale ressaltar que a presença de infecções leves ou não severas, como simples resfriados, não deve resultar no adiamento da vacinação. Por isso, é importante informar ao profissional de saúde sobre qualquer alergia conhecida ou problema de saúde antes de receber a vacina. 

Caso o paciente tenha alguma das condições acima mencionadas, lembre-se de discutir com seu médico ou profissional de saúde se a vacinação com Arexvy é indicada para o seu quadro de saúde. Assim, você minimiza qualquer dúvida e se sente mais seguro ao tomar o imunizante.  

Quais são as reações mais comuns da vacina Arexvy?

As reações mais comuns da vacina Arexvy incluem: 

  • Dor local;
  • Cansaço;
  • Dor muscular e nas articulações. 

Além disso, ainda que de forma rara, podem surgir reações alérgicas como:

  • Manchas na pele;
  • Coceira;
  • Inchaço da face ou da língua;
  • Dor de estômago;
  • Enjoo;
  • Vômito. 

Já sabe onde tomar a sua vacina?

Agora que você conhece a importância da vacinação contra o vírus sincicial respiratório, agende já a sua vacinação no Laboratório Hermes Pardini. Nossas unidades oferecem o melhor em serviços de saúde, com atendimento humanizado e tecnologia de ponta.

Aqui, você tem a proteção do vírus sincicial respiratório em idosos com a vacina Arexvy. Proteja quem você ama: visite a unidade do Laboratório Hermes Pardini mais próxima de você e garanta a sua imunização, que atenua agravamentos causados pelo vírus.

Aqui tem saúde, aqui tem vacina

Até a próxima!