Pré-Natal: conheça os cuidados essenciais durante a gestação
Conhecido por ser um acompanhamento de saúde necessário para as gestantes cuidarem da própria saúde e do bebê, o pré-natal tem o objetivo de evitar riscos durante a gravidez.
Durante os meses da gestação, é necessário realizar diversos exames de imagem, de rotina e laboratoriais para preparar a gestante, proteger o desenvolvimento do bebê e garantir um parto mais seguro.
Neste conteúdo, você vai entender o que se faz em um pré-natal, como é feito, quando começar, quais exames fazer e qual é a importância desse acompanhamento.
Boa leitura!
O que se faz no pré-natal?
O pré-natal é o nome dado aos exames que devem ser feitos antes do nascimento do bebê. Além de ser um período cheio de exames, o pré-natal também conta com consultas médicas, onde o médico transmite várias orientações sobre como a grávida pode cuidar da sua saúde, como a alimentação, o sono, os hábitos, os exercícios, entre outros.
No começo da gestação, as consultas devem ser semanais, até porque é quando a gestante tem mais dúvidas sobre a gravidez. Então, esse é o momento para conseguir toda a orientação necessária, em um ambiente seguro, para lidar bem com todas as mudanças.
Ou seja, o pré-natal é, basicamente, um apoio mais efetivo para a saúde da gestante e do bebê que está se formando, que pode evitar uma série de patologias tanto maternas quanto fetais.
Quando começar o pré-natal?
A primeira consulta deve ser realizada logo no momento de descoberta da gravidez, dentro do primeiro trimestre. De acordo com o Ministério da Saúde, a grávida deve iniciar o pré-natal assim que descobrir ou desconfiar que está grávida, de preferência, até a 12ª semana de gestação.
Em alguns casos, quando os pais estão se preparando para a gestação, a primeira consulta pode ser na fase de planejamento. Nesses casos, é a consulta pré-concepcional.
O pré-natal é um direito que toda gestante tem, podendo ser realizado em postos de saúde, clínicas e hospitais públicos e particulares. Além das consultas e dos exames, é válido buscar informações sobre como se preparar bem para o parto e quais são os procedimentos indicados até lá.
Benefícios para a mãe e para o bebê
O período de gestação é cheio de mudanças internas e externas, mas o pré-natal pode ajudar bastante e gerar diversas vantagens. Alguns dos principais benefícios para a mamãe e o bebê são:
- Proteger a saúde da gestante e do bebê.
- Obter orientações sobre a adaptação e a rotina durante a gestação.
- Descobrir, de forma antecipada, se há algum problema no desenvolvimento do bebê.
- Entender os tipos de partos, os pontos positivos e riscos de cada um.
- Prevenção e tratamento de possíveis doenças que podem afetar a saúde.
- Reduzir o risco de complicações no parto e pós-parto.
Quando começar a fazer os exames?
No pré-natal, há diversos exames para acompanhar a gestação, o desenvolvimento do bebê e o preparo para o parto. Confira, a seguir, quando cada um dos principais exames deve ser feito.
Início da gravidez
O hemograma e os exames de ultrassonografia são procedimentos que devem ser realizados logo no início da gestação e podem ser solicitados com uma certa frequência também pelos médicos.
Por meio do exame de sangue, é possível diagnosticar problemas de infecção, anemia e diabetes gestacional, entre outros problemas, como hepatites e HIV. Já os exames de ultrassonografia servem, principalmente, para avaliar os batimentos cardíacos do bebê.
A partir da 9ª semana
O exame Nipt é um teste pré-natal não invasivo e tem o objetivo de analisar o risco de doenças cromossômicas, entre elas a Síndrome de Down.
Da 11ª até a 13ª semana
Nesse período, é recomendado fazer o exame de ultrassom morfológico com translucência nucal, identificando possíveis alterações ou síndromes, como a Síndrome de Down ou a Síndrome de Edwards. Esse procedimento deve ser feito novamente após a 20ª semana de gestação.
A partir da 32ª semana
A ultrassonografia com doppler deve ser realizada quase no fim da gestação, a fim de ter uma análise mais detalhada sobre a circulação de sangue, os batimentos do coração e a oxigenação do bebê.
Alguns dos outros exames que são solicitados e devem ser feitos durante o pré-natal são:
- Proteinúria.
- Dosagem de hemoglobina e hematócrito.
- Exame de fezes.
- Glicemia de jejum.
- Exame para identificar o tipo sanguíneo.
- HIV.
- Sorologia para rubéola e toxoplasmose.
- Sorologia para hepatites B e C.
Além dos exames e das consultas, é necessário prestar atenção nas vacinas para gestantes, a fim de fortalecer a imunidade antes do parto e nos primeiros anos de vida do filho. Para receber as devidas orientações, é indicado conversar com o seu médico obstetra, com o objetivo de seguir todos os cuidados essenciais nesse período.
Faça os seus exames no Laboratório Hermes Pardini
Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o que é e quando começar o pré-natal na gestação, é importante buscar uma instituição de confiança e qualidade para realizar os exames necessários para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê.
O Laboratório Hermes Pardini, com sua história de tradição e acolhimento, oferece todo o conforto, segurança e confiabilidade que você merece para fazer os exames do seu pré-natal. Nas nossas unidades, você encontra uma equipe preparada para tirar as suas dúvidas e cuidar de você e do seu bebê.
Marque seu pré-natal nas unidades do Laboratório Hermes Pardini e zele pela saúde do seu bebê — e a sua —, com mais amor.
Até a próxima!