ATENÇÃO: o Hermes Pardini não entra em contato com seus clientes para oferecer entrega de resultados de exames mediante qualquer tipo de pagamento.

Imagem - undefined Imagem - undefined

Imunização em dia: conheça os benefícios das vacinas para saúde

imunização é o processo que envolve a aplicação de vacinas no organismo, a fim de estimular o sistema imunológico a desenvolver proteção contra doenças específicas. 

Fundamentais para a prevenção e erradicação de doenças graves (como poliomielite e difteria), as vacinas têm se mostrado muito eficazes na manutenção da saúde pública e individual em todo o mundo.  

Por saber da importância do assunto, explicamos neste texto o que é a imunização, os seus benefícios e as vacinas mais importantes que todo adulto deve tomar. Confira com a gente e boa leitura! 

O que é imunização e o seu papel no sistema imunológico?  

O sistema imunológico é responsável por defender o organismo de doenças causadas por vírus e bactérias. Desse modo, quando uma vacina (que traz uma forma atenuada ou inativa dos agentes patogênicos, os quais são os causadores da doença) é aplicada em uma pessoa, a imunização faz com que o sistema imunológico dela trabalhe para reconhecer e produzir resposta (anticorpos) contra esses agentes. 

Portanto, a imunização tem um papel essencial no sistema imunológico, uma vez que estimula a defesa do corpo contra a invasão de micro-organismos, atuando na prevenção e erradicação de doenças e infecções. Além disso, a vacina reduz os perigos de morte e sequelas em diversos casos, como: 

  • Câncer de colo do útero.
  • Poliomielite.
  • Difteria.
  • Sarampo.
  • Tétano.
  • Rubéola.
  • Hepatite A e B, entre outras. 

Quais são as vacinas mais importantes para adultos?  

De acordo com o calendário nacional de vacinação, do Ministério da Saúde, é recomendado que todos os adultos tomem as seguintes vacinas:  

Hepatite B  

Idade: a qualquer tempo 

Dose: 3 doses, de acordo com o histórico vacinal 

Difteria e Tétano

Idade: a qualquer tempo 

Dose: 3 doses, de acordo com o histórico vacinal. Reforço a cada 10 anos ou 5 anos, em caso de ferimentos graves. 

Febre Amarela

Idade: a qualquer tempo

Dose: dose única, caso não tenha recebido nenhuma dose até os 5 anos de idade. E reforçar, caso tenha recebido uma dose antes de completar 5 anos. 

HPV 

Idade: 9 a 45 anos 

Dose: recomendada para homens e mulheres, de 15 a 45 anos, vítimas de violência sexual, em um esquema de 3 doses (sendo a 2ª dose, 2 meses depois de ter tomado a 1ª dose; e a 3ª dose, 6 meses depois da 1ª dose). 

Tríplice viral

Idade: 20 a 29 anos 

Dose: Duas doses. 

Tríplice viral 

Idade: 30 a 59 anos 

Dose: Dose única. 

Difteria, tétano, pertussis (DTP) 

Idade: a partir de 18 anos 

Dose: Uma dose. Reforço a cada 10 anos ou 5 anos em caso de ferimento grave.  

Benefícios da vacinação  

A vacinação oferece uma série de benefícios para as pessoas e para toda a sociedade. Conheça a seguir algumas das vantagens de se imunizar.

1. Previne doenças

A imunização é primordial para a prevenção de doenças infecciosas. Graças à vacinação em massa, foram erradicadas ou controladas diversas doenças, como poliomielite e sarampo no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, são doenças preveníveis por meio da vacinação: 

  • Poliomielite.
  • Tétano.
  • Coqueluche.
  • Haemophilus influenzae do tipo b.
  • Sarampo.
  • Rubéola.
  • Caxumba. 
  • Febre amarela.
  • Difteria.
  • Hepatite B. 

2. Diminui a mortalidade e a morbidade 

As vacinas previnem doenças e complicações graves, diminuindo as chances de mortalidade. Do mesmo modo, reduzem a morbidade, uma vez que a imunização protege as pessoas de serem acometidas pelas doenças ou, caso sejam acometidas, tenham apenas sintomas leves (sem ficar debilitadas e precisar de hospitalização).

3. Protege toda a comunidade 

A imunização em massa proporciona proteção não só para as pessoas que se vacinaram, mas também para aquelas que não podem ser vacinadas em determinados casos, como os bebês e os imunocomprometidos. Nesse sentido, a vacinação protege toda a comunidade, garantindo, assim, a imunidade de rebanho. 

4. Reduz a carga no sistema de saúde 

Graças à vacinação, é possível prevenir doenças e, consequentemente, diminuir o número de consultas médicas, hospitalizações e tratamentos mais prolongados, o que acarreta uma redução bastante significativa no sistema de saúde. 

5. Promove economia de recursos para a saúde 

Com uma sociedade vacinada, saudável e protegida, as pessoas demandam menos do sistema de saúde. Dessa forma, os recursos do sistema de saúde podem ser direcionados para outras demandas mais urgentes. 

6. Elimina doenças  

A vacinação é capaz de erradicar doenças no Brasil e no mundo. Segundo a Fiocruz, exemplos bem-sucedidos são a varíola, a poliomielite, o sarampo, a rubéola, o tétano e a coqueluche. Essas doenças eram comuns no passado. Hoje em dia, elas são eliminadas ou controladas na sociedade. 

7. Melhora a qualidade de vida  

A vacinação protege as pessoas contra doenças e complicações de longo prazo, o que contribui para que todos tenham uma vida mais saudável e produtiva. 

Brasil e a vacinação 

Embora a vacinação seja não só responsável por prevenir e erradicar doenças, mas também fundamental para manter a saúde coletiva e individual, é com preocupação que especialistas observam que os programas nacionais de imunização vêm sofrendo perdas significativas nas últimas décadas.  

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), doenças que haviam sido eliminadas nas Américas com a vacinação massiva têm voltado nos países americanos. Neste contexto, a Organização criou o Regional overview for the Americas, que mostra como a região aparece como a segunda do mundo com a pior cobertura vacinal. Em 2021, o Brasil e o México responderam por mais de 50% das crianças que nunca receberam uma vacina.  

Para evitar epidemias, pandemias e surtos de doenças evitáveis, além de garantir uma melhor qualidade de vida, tanto individual como coletiva, que a imunização em massa precisa ser prioridade no Brasil e no mundo.

Por isso, não deixe de manter o seu calendário vacinal atualizado com as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como hepatite B, pneumonia, gripe e dTap.  

Imunize-se com um laboratório de história e valorização pelos melhores insumos. O Laboratório Hermes Pardini tem uma equipe preparada para te receber, além de uma estrutura pronta para fornecer uma boa experiência. 

Amplie a sua imunização contra doenças infecciosas, de maneira segura, tranquila, no conforto da sua casa ou em uma das unidades do Laboratório Hermes Pardini, espalhadas por São Paulo e Minas Gerais. Não deixe de lado esse cuidado com a sua saúde. 

Aqui tem cuidado, aqui tem vacina. Até a próxima!