Conheça as principais causas emocionais que ativam a herpes zóster
Os transtornos que afetam a saúde mental são tão sérios que podem influenciar, diretamente, na saúde do organismo e levar à progressão de diferentes doenças, com manifestação física. Exemplo disso são as causas emocionais que ativam a herpes zóster, infecção viral caracterizada pelas lesões cutâneas.
O estresse, a ansiedade e outras oscilações emocionais são o gatilho para reativar o vírus Varicella-zoster e causar a manifestação dos sintomas. Por esse motivo, é importante ter atenção redobrada para controlar esse tipo de situação.
No artigo de hoje, você vai entender quais são as causas emocionais da herpes zóster e ver o porquê de surgirem. Continue a leitura e veja, também, como aumentar sua imunidade contra a infecção e onde se proteger com a melhor vacina.
Boa leitura!
Qual é o motivo do aparecimento da herpes zóster?
A herpes zóster, popularmente chamada de cobreiro, é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicella-zoster — o mesmo responsável pela catapora. A enfermidade se manifesta por inflamação que leva a lesões e erupções na pele.
Qualquer pessoa pode contrair a herpes zóster e, uma vez superada a infecção, o vírus fica inativo no organismo. Ele pode permanecer assim por anos. A reativação da doença pode acontecer por diferentes motivos, principalmente pela baixa imunidade.
Os sintomas da herpes zóster podem ser intensos e provocam:
- Dor no local das erupções cutâneas.
- Ardor.
- Febre.
- Formigamento.
- Cansaço.
Por ser uma doença contagiosa, a prevenção é primordial para evitar a progressão para quadros graves.
Quais são as causas emocionais da herpes zóster?
Apesar da baixa imunidade ser o maior gatilho para a reativação do vírus da herpes zóster, há outras condições que também podem provocar a manifestação da doença. Uma das mais comuns são os distúrbios que afetam a saúde mental, os quais impactam diretamente o corpo físico.
Um dos maiores motivos do surgimento da herpes zóster em adultos são os quadros intensos e frequentes de estresse. Tais situações têm potencial para desenvolver sintomas físicos, afetar a imunidade e reativar o vírus.
Além disso, pessoas que têm quadros de ansiedade e depressão também podem apresentar este quadro. Por essa razão, o acompanhamento com um médico psiquiatra é determinante para evitar esse tipo de situação.
Como aumentar a imunidade contra a herpes zóster?
A prevenção contra a herpes zóster acontece com a vacinação e adoção de hábitos saudáveis, que beneficiam a saúde como um todo. Esses cuidados contribuem para reforçar as defesas do organismo e evitar a reativação do vírus ao longo da vida.
Com uma rotina de cuidados preventivos, incluindo o check-up periódico e atenção à saúde da mente, é possível preservar a sua qualidade de vida. Veja abaixo quais são os principais hábitos para aumentar a imunidade contra o herpes zóster:
Mantenha uma alimentação saudável
Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários a fim de manter a imunidade alta. Além disso, esse hábito é indispensável na prevenção de inúmeras doenças consideradas graves.
Em relação ao herpes zóster, é importante manter o consumo de alimentos ricos em lisina, como peixes e derivados do leite, além de vitamina C e Zinco. Evite o excesso de:
- Produtos ultraprocessados.
- Doces.
- Gorduras.
- Bebidas alcoólicas.
Pratique atividades físicas
O sedentarismo traz consequências sérias para a saúde do corpo e da mente, impactando também na imunidade. Por esse motivo, manter uma rotina de exercícios físicos é determinante quando se quer melhorar a imunidade.
Para garantir que essa empreitada será bem-sucedida, sem que você sobrecarregue o seu corpo, é importante passar por uma consulta médica, além de ter um apoio profissional na hora dos exercícios. Desse modo, será possível evoluir com muita saúde e garantir benefícios relevantes à sua imunidade.
Cuide da sua saúde mental
Os distúrbios que acometem a mente têm potencial para despertar o vírus da herpes zóster e levar ao desenvolvimento da doença. Por essa razão, investir em hábitos para evitar o estresse e a ansiedade, por exemplo, não deixa de ser uma forma de prevenção.
Mantenha uma rotina leve e dedique tempo às atividades que gosta, como hobbies, terapias e outras que estimulem o bem-estar. Dormir bem e ter momentos de lazer também são essenciais. Somado a tudo isso, nunca deixe de procurar ajuda sempre que for preciso.
Mantenha a vacinação em dia
A melhor maneira para prevenir a herpes zóster é por meio da vacinação, que reforça a imunidade de forma eficiente e direta. A vacina, comum na infância, também deve ser aplicada na vida adulta por evitar a reativação do vírus.
Nesse sentido, garanta que o seu cartão de vacinas esteja atualizado e não deixe de se proteger contra a herpes zóster, principalmente se você tem mais de 50 anos, período da vida em que o reforço na imunidade é ainda mais importante.
Tome a sua vacina no Laboratório Hermes Pardini
Tomar um imunizante de qualidade, em um laboratório confiável, é imprescindível para proteger a sua saúde. Se você está em Minas Gerais ou São Paulo, o Laboratório Hermes Pardini é o lugar para se tomar a vacina da Herpes Zóster.
Agende o seu horário e tenha um atendimento personalizado para tomar sua imunização. No Laboratório Hermes Pardini, você encontra as melhores vacinas, como a Shingrix, contra a herpes zóster, além de diversos exames preventivos em um só lugar.
Podemos concluir que as causas emocionais da herpes zóster podem provocar o agravamento dos sintomas da doença. Sendo assim, não espere para adotar a melhor prevenção possível. Vacine-se com o imunizante da herpes zóster no Laboratório Hermes Pardini e proteja a sua saúde dos efeitos graves da doença.
Aqui tem saúde, aqui tem vacina. Até a próxima!